APRESENTAÇÃO.

ESTE BLOG FOI CRIADO PARA SOCIALIZAR PLANEJAMENTOS DE AULAS DE ARTES PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL INICIAL. O MATERIAL NELE ENCONTRADO É UM APANHADO DE PLANEJAMENTOS DE AULAS ENCONTRADO NA NET PRODUZIDOS POR PROFESSORES.

Total de visualizações de página

sábado, 25 de junho de 2011

MODELAGEM EM ARGILA - A CONSTRUÇÃO DE UM PRESÉPIO

Soraia Cristina Cardoso Lelis
UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA
Elizabet Rezende de Faria

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
§  Investigar a formação dos presépios – personagens e contexto;
§  Manusear a argila para sentir a sua plasticidade e possibilidades de construção de objetos a partir dela;
§  Criar personagens para a composição de um presépio coletivo em modelagem com argila.  
Duração das atividades
• Sete aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Ø  Apreciação de imagem de obra de arte;
Ø  Exercícios em modelagem com massinha e argila.  
Estratégias e recursos da aula
Aula 1
Ø  Prepare a reprodução impressa da imagem dos personagens da obra “Os profetas”, de Aleijadinho, em forma de cartões postais – 12 profetas – 12 cartões;
Ø  Apresente os cartões com a imagem dos  personagens, individualmente, sem identificá-los e proponha uma busca virtual no Laboratório de Informática, em grupos de trabalho - 12 grupos. Sugestão:  
*Pesquisa sobre as imagens dos cartões: não dar pistas da obra, nem  referências históricas (Título, autoria, técnica, origem, localização), apenas o site para a  pesquisa:
*Descoberta da origem das imagens contidas nos postais:
  - Proponha a incursão pelo site http://congonhas.tripod.com/profetas.html, onde os alunos terão acesso aos dados/informações das imagens dos postais  - sobre cada um dos profetas e suas características (Abdias, Amós, Baruc, Daniel,  Ezequiel, Naum, Abacoc, Isaías, Jeremias, Joel,  Jonas e Oséias);
Ø  Solicite para que anotem os aspectos mais importantes de cada personagem para socialização na aula seguinte;
Ø  Recolha os doze postais.   
Aula 2
Ø  Apresente os personagens da obra “Os profetas”, de Aleijadinho, em Congonhas - cidade histórica de Minas Gerais, juntos na mesma imagem;  

Ø  Proponha a montagem de uma nova imagem, em forma de reprodução da obra, a partir dos postais trabalhados na aula anterior – composição completa;
Ø   Solicite aos alunos a apreciação/fruição da imagem construída, a partir da expressão corporal, de modo que doze voluntários se proponham a reproduzir  os doze personagens;
 Ø  Congelando a imagem, fotografe os alunos em cena de performance;
Ø  Apresente a imagem fotografada ao grupo, fazendo os recortes e contrastes desvelados na proposta;
Ø  Fale sobre o autor da obra e conte sobre ele. Sugestão:   
   *Aleijadinho:
     Escultor, entalhador e arquiteto mineiro da arte barroca, considerado o maior escultor do período barroco.
Aleijadinho (retrato): um dos maiores representantes das artes plásticas brasileira
*Aleijadinho (1730 - 1814) Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (Vila Rica, atual Ouro Preto MG 1730 - idem 1814). Escultor, arquiteto, entalhador. É considerado o mais importante artista brasileiro do período colonial. Filho natural do arquiteto e mestre de obras português Manuel Francisco Lisboa e de uma de suas escravas, recebe do pai as primeiras noções de desenho, arquitetura e escultura.
*Entre os anos de 1800 e 1805, sexagenário e bastante enfermo, o artista mineiro Aleijadinho (1730-1814), realiza o conjunto de esculturas monumentais que marcaria definitivamente sua obra. Seu último projeto de vulto, os 12 profetas em pedrassabão de tamanho quase natural, feitos para o adro dianteiro do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos de Congonhas do Campo, em Minas Gerais, são um dos exemplos mais contundentes do desenvolvimento do barroco no Brasil, e talvez a sua última grande manifestação.
Aula 3
Ø  Proponha ao grupo a construção de um presépio coletivo com a técnica da modelagem em argila;
Ø  Selecione algumas imagens de presépios construídos com argila e apresente aos alunos. Sugestão:  
Ø Sobre Presépios de Natal, veja: História, significado do presépio de Natal, imagem, origem, montagem do presépio, tamanhos, materiais usados:           
Ø  Disponibilize um bloco pequeno de argila para cada aluno, solicitando um projeto em miniatura para a criação de um dos personagens para o presépio;
Ø  Guarde as peças projetadas/modeladas em argila em local seguro.
Projetos em miniatura - Personagens do presépio
Alunos do 5º Ano/2000  ESEBA-UFU
Fonte: Acervo e autoria Marileusa Reducino e Soraia Lelis     
Aula 4 e 5   
Ø  Apresente à turma todos os projetos para os personagens que comporão o presépio coletivo em argila, criados na aula anterior;
Ø   Solicite a eleição dos personagens mais significativos para os alunos, visando à construção de um presépio coletivo;
Ø  Identifique com a turma os personagens a serem criados em blocos maiores de argila. Sugestão:
- Menino Jesus (filho de Deus e o Salvador);
-Virgem Maria (mãe de Jesus Cristo);
- José (pai de Jesus Cristo);
- Manjedoura com palhas em um curral (local onde nasceu Jesus);
- Burro e Boi ou ovelhas (animais do curral, representam a simplicidade do local onde Jesus nasceu);
- Anjos (responsáveis por anunciar a chegada de Jesus);
- Estrela de Belém (orientou os reis Magos quando Jesus nasceu);
- Pastores (representam a simplicidade das pessoas do local em que Jesus nasceu);
- Reis Magos (Melquior, Baltazar e Gaspar).                   
Ø  Organize a turma em grupos de trabalho, objetivando a construção das réplicas dos projetos criados em miniatura, agora em blocos maiores de argila;
Ø  Disponibilize retalhos de tecido, vasilhas com água, palitos de picolé e facas sem corte para o trabalho com a argila;
Ø  Explique como se faz a colagem das partes modeladas através da costura e ligamento com massinha de argila;
Ø  Inicie a produção coletiva dos personagens que comporão o presépio coletivo em argila;
Ø  Acompanhe o trabalho de perto, dando dicas de manuseio da argila e insista na necessidade de construção de uma peça sólida/firme;
    *Providencie uma placa ou retalho de madeira como suporte para as peças que serão modeladas, facilitando o seu manuseio e transporte durante o processo de criação (da mesa para a prateleira e da prateleira para a mesa) – pois as peças se tornarão pesadas ao longo do trabalho até a sua conclusão;
    *Durante o processo de modelagem, envolva a peça que está sendo modelada com retalho de tecido molhado, sobreponha um plástico e lacre, evitando-se assim, o seu ressecamento entre uma aula e outra.
Processo de construção de personagens do presépio em modelagem com argila
Alunos do 5º Ano/2000  ESEBA-UFU
Fonte: Acervo e autoria Marileusa Reducino e Soraia Lelis       
Aulas  6 e 7   
Ø  Prepare tinta guache com cola plástica, vasilhas com água, papel toalha e pincéis para a realização da pintura sobre as peças modeladas em argila;
Ø  Solicite aos alunos para que fiquem atentos aos detalhes de cada personagem;
Ø  Coloque as peças para secar em local seguro e providencie um espaço para a exposição;
Exposição: Presépio (Biblioteca Campus Umuarama – UFU)  - Construção de  presépio em modelagem com argila
Alunos do 5º Ano/2000  ESEBA-UFU
Fonte: Acervo e autoria Marileusa Reducino e Soraia Lelis  
Ø  Proponha aos alunos um Leilão de Arte com as peças do presépio, após a socialização do trabalho em forma de exposição.
Leilão de Arte: Presépio - Personagens  modelados em argila
Alunos do 5º Ano/2000  ESEBA-UFU
Fonte: Acervo e autoria Marileusa Reducino e Soraia Lelis
Recursos Complementares
*Ver aulas de minha autoria no Portal do Professor:
ESCULTURA DE FIGURA HUMANA                http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25386   
*Argila -  Formada pela alteração de certas rochas, como as que tem feldspato, a argila pode ser encontrada próxima de rios, muitas vezes, formando barrancos nas margens. Apresenta-se nas cores branca e vermelha. No solo, a fração de argila, componente comum das lamas ou barro, como são conhecidos popularmente, é constituída de minerais desse grupo das argilas aos quais agregam-se hidróxidos coloidais floculados e diversos outros componentes cristalinos ou amorfos.
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Argila> Acesso em: 10/11/2009.  
   
Avaliação
Além das conversas permanentes, troca de experiências e autoavaliação, propõe-se a apreciação coletiva do processo ensino-aprendizagem em artes visuais, verificando os experimentos, a criatividade, o interesse pela descoberta, a aplicação do conteúdo estudado nas construções elaboradas a partir do referencial teórico-plástico proposto – presépios, personagens e contexto, bem como, o retorno dos alunos quanto ao processo desenvolvido e o conhecimento artístico adquirido na técnica da modelagem com argila para construção de objetos tridimensionais.

Um comentário: