APRESENTAÇÃO.

ESTE BLOG FOI CRIADO PARA SOCIALIZAR PLANEJAMENTOS DE AULAS DE ARTES PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL INICIAL. O MATERIAL NELE ENCONTRADO É UM APANHADO DE PLANEJAMENTOS DE AULAS ENCONTRADO NA NET PRODUZIDOS POR PROFESSORES.

Total de visualizações de página

sábado, 25 de junho de 2011

PINTURA AQUARELA E RECORTE E COLAGEM


Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelosimagem do usuário
NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI
Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Realizar pintura com aquarela.
  • Desenvolver a sensibilidade.
  • Seguir orientações para realizar a atividade.
Duração das atividades
2 aulas com duração de 40 minutos cada atividade.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O conhecimento sobre o estilo da técnica de pintura aquarela. Recorte e colagem.
Estratégias e recursos da aula
1º Momento
Para essa aula, o professor deverá organizar o material que as crianças irão usar: resto de papéis, flanela, tinta aquarela (bisnaga ou compacta), pincel, potes para água, cola, com antecedência. Na hora da pintura, o professor retoma com as crianças as orientações da aula anterior em relação as cuidados necessários com a tinta. Inicialmente as crianças devem molhar o pincel na água, em seguida passar sobre a tinta, depois pintar suavemente no papel.
 2º Momento
O(A) professor(a) orienta as crianças a recortarem e colarem papéis para fazer a colagem sobre a pintura. As crianças irão criar as figuras com o papel de acordo com a cena que elas imaginarem. Depois monta a cena fazendo a colagem.
undefined
Fonte: Relatório da Prática Pedagógica.NEI-CAp/UFRN.2009.
3º Momento
O(A) professor(a) apressentará o material a ser utilizado pelas crianças e organizará os encaminhamentos da atividade de modo que sensibilize os alunos para realizar sua própria produção.  O(A) professor(a) coloca a disposição imagens  de paisagem e natureza morta, recortadas de revistas para as crianças apreciarem e escolherem uma. Proponha a leitura da imagem. Após a escolha das imagens o/a professor/a orienta as crianças a cortarem a imagem ao meio. Elas irão pintar a outrar parte da imagem. Logo em seguida, as crianças colam a imagem em papel ofício  peso 40. Antes de as crianças iniciarem a pintura o/a professor/a  iniciam um diálogo sobre a atividade, chamando a atenção dos alunos para a composição da imagem. Questionando: o que tem na sua imagem? Quais as cores que você irá usar? Você irá pintar toda a superfície do papel?. 
DICA: Professor(a) selecione com antecedência as imagens e com poucos elementos na cena.
undefined
Fonte:rowsouza.multiply.com/photos/album/15/Natureza_morta_flores_e_paisagens......
undefined
Fonte: www.baixaki.com.br/papel-de-parede/c8-lugares-e-paisagens-1.htm
undefined
Fonte: www.jardimdeflores.com.br/
Fonte: www.jardimdeflores.com.br/
Professor(a) depois que os alunos terminarem, sente-se com eles em roda para que exponham sua obra de arte e troque informações, comparem os resultados obtidos por todos com as obras em relação a leitura de imagem . Faça uma exposição dos trabalhos contando o processo de produção.
Avaliação
Ao final da aula o aluno deverá:
Identificar elementos da técnica aquarela.
Apresentar criatividade ao realizar sua pintura.
Seguir as orientações da atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário